Em um mês, um conto é um projeto sem fins lucrativos e de caráter colaborativo que auxilia autores na elaboração, publicação e divulgação de contos autorais. Os escritores participantes são assessorados e integram grupos digitais para trocar experiências entre si e conversar sobre temas diversos ligados ao mundo da literatura.

O projeto

Em um mês, um conto surgiu das entranhas criativas de dois escritores mineiros, Paloma Bernardino e Luca Creido, que almejavam reconstruir a escrita conjunta de sua cidade, Belo Horizonte. Mas não se trata de mais uma “panelinha literária”, ou de uma antologia caça-níquel. Nada disso: Em um mês, um conto é simplesmente um sonho de reunir um grupo de autores que possuam como principal preocupação literária o existir da/na literatura, um lugar de resistência, inscrito em um mundo inadequado aos gestos de escrever e de ler, que não se adequa à calma, ligado a uma grande engrenagem econômica que afeta o mercado editorial nacional.

A ideia principal, como o próprio nome do projeto sugere, é estimular os autores participantes a produzir um conto relativamente curto dentro do período de um mês. A primeira publicação do material escrito é feita pelos próprios autores, nas plataformas que preferirem usar, e ela será dividida em três semanas – respectivamente, parte um, dois e três.

Edições

Edição atual – FANTASIA

Depois de passear pelo terreno especulativo da ficção científica, chegou a hora de os autores do 1M1C escreverem um conto de fantasia. Começando no mês de janeiro de 2022, a quarta edição do projeto promete ampliar seus horizontes de escrita para um território fantástico, onde bruxas, dragões e lutas de espada ainda fazem parte do dia a dia.

A partir do mês de fevereiro, os autores começaram a divulgar suas produções, seguindo o esquema básico do projeto, ou seja, a publicação dos contos divididos em três partes, a serem publicadas ao longo de três semanas. A publicação será simultânea às lives produzidas pelos organizadores e por convidados, a fim de auxiliar os autores no desenvolvimento de suas histórias.

A publicação desta edição será, como nas anteriores, gratuita. Contudo, apenas vinte e cinco contos dentre os participantes estarão na versão física do livro.

Inscrições ENCERRADAS

  • Primeira etapa

    • Inscrição dos autores
    • Aulas ao vivo (via Instagram)

  • Segunda etapa

    • Publicação dos contos

    10/03 – Parte 1
    17/03 – Parte 2
    24/03 – Parte 3

  • Terceira etapa

    • Seleção dos contos para publicação
    • Preparação da antologia

Primeira Edição – Terror

A edição de narrativas de terror teve início em outubro de 2020, contou com mais de quinze autores e rendeu ao projeto sua primeira publicação, feita em formato e-book: Mal, Monstros e Maldições, que foi disponibilizada na Amazon.

Nos textos dessa edição, você encontrará o melhor da imaginação perturbadora: suas certezas serão bagunçadas; os traidores serão exaltados; os estranhos, realçados; a ordem, invertida, revelando que o mundo não é compreensível e propício à ação humana.

Por isso, se quer arriscar, encoste-se na sua melhor cadeira, arrume suas almofadas, fique confortável em sua cama e se prepare para encontrar nos contos de Mal, Monstros e Maldições uma força misteriosa, que a sociedade é incapaz de perceber, mas que no entanto é incapaz de negar, porque ela continua atuando em nossas vidas.

Segunda Edição – Policial

Com tramas desenvolvidas ao redor de crimes ou mistérios, a segunda edição do projeto Em um mês, um conto colocou a narrativa policial no centro da investigação literária de seus autores. Foi realizada no mês de janeiro, de 2021, e contou com a participação de mais de vinte escritores, alguns deles ligados à carreira policial/investigativa.

Além disso, a página do Em um mês, um conto no Instagram produziu bastante conteúdo extra – como lives, tutoriais, listas de características etc. –, que auxilia na produção de qualquer escritor que se interessa pela ficção policial.

As narrativas elaboradas para esta edição estão sendo preparadas para publicação tanto em formato digital, bem como em formato físico, uma novidade para o projeto. O livro terá o nome Faces do crime, com capa produzida por Júlia Lobato Maciel.

Terceira edição – Ficção científica

Começada no mês de abril de 2021, a edição que tem como gênero norte a ficção científica veio para dar um salto temporal (e espacial) nas narrativas produzidas para o Em um mês, um conto. Assim como na edição anterior, o projeto manteve a proposta de oferecer conteúdos suplementares, que auxiliam os autores na confecção de seus contos.

Seguindo o formato tradicional do projeto, os inúmeros autores que compõem essa edição publicaram seus contos em suas plataformas de interesse, seja em blogs pessoais, perfis nas redes sociais ou no Wattpad. Então, além de uma multiplicidade de vozes, linguagens e histórias, o projeto também alcançou múltiplas plataformas e públicos, o que corrobora tanto o viés democrático do Em um mês, um conto, quanto seu caráter colaborativo.

Alguns contos foram, inclusive, publicados aqui no Duras Letras, e você pode acessá-los pela guia abaixo:


Conteúdo relacionado