Narrativas da ditadura na literatura brasileira contemporânea: formas de crítica e de resistência

Não há dúvidas de que a literatura brasileira, nos dias atuais, é plural e multicultural, o que significa que são muitas as vertentes que a compõem. E, pensando que falar de todas elas é uma tarefa dificílima (e talvez impossível), e também levando em conta estes tempos sombrios pelos quais o Brasil tem passado, o Duras Letras decidiu restringir o escopo de análise e convidar um especialista, a fim de tecer algumas considerações sobre uma das linhagens literárias do contemporâneo, mais especificamente aquela que se destaca por conta de seu resgate ficcional do passado histórico, através do discurso da memória.

Nesta publicação, o Duras traz um texto do pesquisador Alexandre Fonseca, da Universidade Federal de Minas Gerais, para esclarecer alguns pontos da relação entre a literatura e a memória nacional, com atenção especial para as questões que envolvem o período da ditadura civil-militar, este fantasma de nossos tempos. Em termos rápidos, as narrativas abordadas por Alexandre procuram analisar, questionar e interpretar o período que vai dos anos de 1964 a 1985, compondo uma vertente problematizadora e crítica do discurso e da história que se pretende oficial e que, ao tempo da ditadura, marginalizou e perseguiu vozes essenciais a uma maior compreensão historiográfica e cultural da nação.

Nós do Duras Letras agradecemos desde já ao caro Alexandre, por conceder essa centelha tão esclarecedora e importante em meio às trevas do Brasil neoliberal. Esperamos que vocês também aproveitem a leitura!

Para acessar o texto completo, clique no botão abaixo:

Além do texto, trazemos também uma prateleira com as capas de alguns dos livros mencionados no artigo de Alexandre Fonseca.

K – Relato de uma busca, de B. Kucinski

Azul corvo, de Adriana Lisboa

Amores exilados, de Oliveira Neto

Tempos extremos, de Míriam Leitão

A resistência, de Julián Fuks

Processando…
Sucesso! Você está na lista.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s