Recentemente uma colega da Faculdade de Letras perguntou quais eram os livros que eu julgava os mais importantes para começar a construir uma biblioteca de teatro. Por esse motivo, montei uma pequena lista para ela, da qual destaquei 5 LIVROS DE TEATRO IMPERDÍVEIS que, na minha opinião, todo mundo precisa conhecer e ter em sua biblioteca particular de dramaturgias.
É claro que essas listas são sempre perigosas e incompletas, e costumam dizer mais sobre quem as fez do que propriamente do tema em si (seja teatro ou qualquer outro). Então, queria deixar claro o critério que usei para escolher os livros. Quando fui montar a lista, tentei escolher peças que costumam aparecer em disciplinas e cursos sobre teatro, que foram dados ou frequentados por mim ao longo da minha formação. O resultado obviamente não dá conta da diversidade do universo teatral, mas pode ser uma boa porta de entrada para quem quer começar a ler e estudar teatro.
A lista que enviei para minha colega continha mais do que essas cinco obras que listei acima. Então vou disponibilizá-la aqui, para o caso de alguém se interessar pela lista completa.
Antigos
- Trilogia tebana: Édipo Rei, Édipo em Colono e Antígona – de Sófocles
- Medeia – Eurípides
- As rãs – Aristófanes (comédia)
Modernos e contemporâneos
- Hamlet e Romeu e Julieta – Shakespeare
- Macbeth – Shakespeare
- Auto da barca do inferno – Gil Vicente
- Casa de bonecas – Ibsen
- Três irmãs – Tchekhov
- Mãe coragem e seus filhos – Brecht
- Seis personagens a procura de autor – Pirandello
- Esperando Godot – Beckett
Brasileiros
- O rei da vela – Oswald de Andrade
- Vestido de noiva – Nelson Rodrigues
- Auto da compadecida – Ariano Suassuna
- O pagador de promessas – Dias Gomes
- Teatro do oprimido – Augusto Boal